7.02.2006

 
MÍDIA E ETNIA: NOVOS DIÁLOGOS NA FENAJ

Photobucket - Video and Image Hosting

Nas décadas de 70 e 80, Tição é o marco da imprensa negra gaúcha. Redatores como Edilson Nabarro, Irene Santos, Jeanice Viola, Jones Lopes, Jorge Freitas, Oliveira Silveira, Valter Carneiro, Vera Daisy Barcellos, Vera Lúcia Lopes, fotógrafos, ilustradores, colaboradores, editores gráficos e muitos outros comunicadores negros publicam o Tição (Revista 1978 – 1979 e Jornal em 1980), motivando o debate sobre as várias faces da negritude.

O Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul esteve presente no 32º Congresso Nacional dos Jornalistas, de 5 a 8 de julho, promovido pela FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), em Ouro Preto/MG. Essa edição do congresso trouxe, pela primeira vez em 60 anos, um painel específico sobre as questões étnico/raciais.

A jornalista gaúcha Jeanice Ramos representou o RS no painel "Jornalistas Afro-Descendentes", durante o evento que trouxe como tema central a “Liberdade de Imprensa e Democratização da Comunicação”. Inúmeros jornalistas não negros também se engajaram ao debate sobre a promoção da igualdade racial, luta histórica dos comunicadores afro-brasileiros que editam a conhecida IMPRENSA NEGRA no Brasil, desde 1833.

Segundo a jornalista Sandra Martins, da Cojira-Rio, o congresso consagrou algumas vitórias, como a inclusão do item cor nas fichas cadastrais com a auto declaração e o recorte racial no censo da categoria, para melhor conhecer os jornalistas afro-brasileiros.

Juntos, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (Cojira/SP), a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (Cojira/RJ) e o Núcleo de Comunicadores Afro-brasileiros do RS do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul vêm dando visibilidade às questões étnico/raciais nos meios de comunicação e no mercado de trabalho, desde o 31º Congresso Nacional dos Jornalistas, quando aprovaram teses no evento em João Pessoa/PB, em 2004.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?